Nutrição e proteção da pele no verão

03/06/2020

Aaahhh, o verão! Tempo de sol, mar, piscina, roupas leves, brisa e bronzeado. Com toda essa empolgação, devemos tomar cuidado com o órgão mais atingido: a pele!
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Além do protetor solar e acessórios que auxiliem nesse propósito, a ingestão de alguns nutrientes relacionados a fotoproteção é bem interessante. Os principais são os carotenóides, presentes em vegetais e frutas alaranjadas e avermelhadas, a exemplo do mamão, abóbora, cenoura e manga. Outro tipo de carotenóide importante é o licopeno, presente em frutas e vegetais avermelhados, como tomate e melancia.
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Aliado a esses nutrientes, uma boa ingestão de vitamina C (folhosos verde-escuros, frutas cítricas) e vitamina E (castanhas, amendoim, azeite de oliva) são fiéis companheiros nesse processo, além de todo o aparato antioxidante.
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Entretanto, ressalvas precisam ser feitas: o consumo deve ser crônico e é preciso se atentar a biodisponibilidade. Como assim? Você não conseguirá esse benefício comendo um pouco de tomate na salada uma vez ou outra. A ingestão precisa fazer parte da sua rotina. Além disso, o corpo aproveita melhor os carotenóides quando inseridos numa temperatura maior e aliado a gorduras. Assim, que tal trocar aquela cenoura crua ralada por uma cenoura cozida regada com temperos e azeite de oliva?